Obama pede ao Congresso que colabore com ações para reduzir impactos da crise financeira

13/08/2011 - 16h14

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Depois de uma semana tensa em decorrência dos efeitos da crise financeira internacional, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu hoje (13) que o Congresso norte-americano colabore na tentativa de superar as divisões políticas. Ele disse que a prioridade deve ser estimular oportunidades de emprego e de aumento de salários no país.

Obama acrescentou que pretende apresentar propostas para estimular a geração de empregos na iniciativa privada. De acordo com a asessoria da Casa Branca, Obama quer, na próxima semana, fazer visitas a três instituições para promover o desenvolvimento de iniciativas que incentivem a economia norte-americana.

"Muitos norte-americanos estão sofrendo neste momento", disse o presidente. "[Vamos] colocar todos esses homens e mulheres para trabalhar, dar condições de aumento dos salários, isso deve ser a nossa prioridade.”

No começo do mês, o Congresso dos Estados Unidos aprovou o projeto que autoriza a elevação do teto da dívida pública para US$ 900 bilhões, evitando um calote. A decisão permite que sejam feitos novos empréstimos e financiamentos da dívida até 2013. No entanto, as discussões envolveram ameaças e muitas negociações até a obtenção de um acordo.

Nesta semana, Obama apresentou ao Congresso propostas para a expansão da economia. No pacote há acordos comerciais, sugestões de reforma do sistema de patentes e oferta de créditos fiscais para empresas que empregam veteranos de guerra.

*Com informações da agência de notícias do México, a Notimex//Edição: Graça Adjuto