Cristina Kirchner obtém vitória expressiva nas eleições primárias da Argentina

15/08/2011 - 7h47

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner (Frente para a Vitória), obteve vitória expressiva nas eleições primárias realizadas ontem (14) no país, confirmando seu favoritismo para a eleição presidencial em 23 de outubro. O segundo colocado foi o deputado Ricardo Alfonsín (União Cívica Radical, a UCR) e o terceiro, o ex-presidente Eduardo Duhalde (União Popular).

Se as eleições presidenciais argentinas fossem hoje, a presidenta Cristina Kirchner seria reeleita no primeiro turno, com o apoio de 50% do eleitorado. Ela teria mais votos que todos os partidos da oposição juntos, indicam os resultados oficiais das primeiras primárias. Ontem (14), 22 milhões de argentinos foram às urnas para decidir quem disputará as eleições presidenciais de 23 de outubro.

As eleições primárias funcionam como uma espécie de termômetro para as eleições de outubro. Para vencer no primeiro turno, o candidato deve receber mais de 40% dos votos e 10% de diferença para o segundo colocado. O segundo turno ocorrerá em 10 de dezembro.

Dos dez candidatos que participaram das primárias para a Presidência, três não conseguiram a votação mínima exigida de 1,5% e não disputarão o primeiro turno da eleição presidencial.

O ex-presidente Eduardo Duhalde (que elegeu Néstor Kirchner seu sucessor e é inimigo político de Cristina Kirchner) e Ricardo Alfonsin (filho do ex-presidente Raul Alfonsin) praticamente empataram, cada um com 12% dos votos. Em terceiro lugar ficou o socialista Hermes Binner, com 10%. Pela legislação eleitoral, mesmo que quisessem, os três não podem se unir e formar uma nova aliança. A oposição só pode formar uma frente comum se alguns candidatos renunciarem em favor de um nome.

Paralelamente, cerca de 29 milhões de eleitores foram às urnas para escolher candidatos a governador, senador e deputado.

Para os analistas políticos, os resultados mostraram a debilidade da oposição - fragmentada - no cenário político argentino. "Ou a oposição se reorganiza e apresenta uma proposta mais atraente ou repetirá a derrota na eleição presidencial", disse Rosendo Fraga, do Instituto Poliarquía.

"A oposição não tem um líder, e a eleição de Cristina foi contundente. Difícil que este resultado mude na presidencial", acrescentou Mariel Fornoni, da Management & Fit. Para Fornoni e para Fraga, a estabilidade econômica, combinada com forte crescimento (cerca de 8%), foi decisiva para o resultado das urnas.

Foi a primeira vez que a Argentina votou em eleições primárias que definirão os candidatos às eleições presidenciais de outubro. Os eleitores votaram em listas de pré-candidatos à Presidência e vice, deputados de províncias e na capital, Buenos Aires, e senadores em Buenos Aires, Formosa, Jujuy, La Rioja, Misiones, San Juan, San Luis e Santa Cruz.

Emocionada, Cristina Kircher compartilhou o palco com a filha, Florência, e com seu candidato a vice, o ministro da Economia, Amado Boudou. Os seguidores da presidenta ergueram bandeiras, bateram tambores e cantaram a tradicional marcha peronista – ligada ao movimento político fundado pelo ex-presidente Juan Domingo Perón, nos anos 40.

*Colaborou Monica Yanakiew, de Buenos Aires. Com informações da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto