Chávez diz que está se recuperando do câncer e que não se sente mais doente

22/08/2011 - 9h28

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse ontem (21) que não se sente mais doente e que está se recuperando do câncer. “Sinto que estou me recuperando da doença que tinha”, disse ele, durante um culto ecumênico, no Palácio de Miraflores (sede do governo), em Caracas. Nesta semana, ele se submeterá à terceira sessão de quimioterapia.

"Muitas vezes me perguntam: 'onde estão os médicos de Chávez'? [Eu respondo:] o primeiro médico é Jesus de Nazaré, o maior curador, o segundo é Fidel [Castro] e depois a comunidade médica”, disse Chávez, informando que perdeu 20 quilos desde a descoberta da doença, no começo do ano.

Emocionado com a homenagem dos religiosos e admiradores, Chávez não conteve o choro, lembrando-se de uma menina que morreu de câncer. Segundo ele, a doença o fez refletir sobre a necessidade de se cuidar mais e até mesmo de “se amar mais”. “Eu amo Chávez, como amo o povo e a pátria [da Venezuela]”, disse o presidente, usando a terceira pessoa.

Na mesma cerimônia religiosa, um grupo de 100 jovens apareceu com a cabeça raspada em solidariedade a Chávez. "Estamos com ele em qualquer circunstância, nos bons e maus momentos", disse Oriana Pinto, de 21 anos.

O coordenador do movimento cristão Dominicana Paz, Rafael Guillen, disse que Chávez é referência para todos e não apenas um líder venezuelano, mas internacional. "Agradecemos a Deus e ao povo da Venezuela por nos ter dado Chávez”, disse Gillen.

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN // Edição: Juliana Andrade