Universo feminino terá mostra especial no Festival de Curtas de São Paulo

27/08/2011 - 13h40

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O feminino plural, ou seja, as particularidades do mundo feminino, terá destaque no 22º Festival de Curtas-Metragens de São Paulo, aberto ontem (26) ao público. Os filmes relacionados ao universo da mulher terão uma mostra especial dentro do evento, que contará com 44 curtas produzidos no Brasil e no exterior.

“Tenho observado muito como a mulher, especialmente no Brasil, vem assumindo seu espaço, nas mais diversas áreas. O Festival de Curtas acontece no Brasil e acredito que vivemos num país onde as conquistas femininas estão em um bom caminho”, explica a diretora do festival, Zita Carvalhosa.

Cerca de 3 mil filmes, de 96 países, foram inscritos para participar do festival. Desses, mais de 400 foram selecionados para compor as sete mostras e os 19 programas especiais criados para esta edição do evento.

Responsável pelo programa brasileiro do festival, William Hinestrosa destaca que os curtas nacionais estão propondo cada vez mais uma mistura de gêneros. Serão 56 filmes vindos de 15 estados brasileiros. “Já faz um tempo, uns três ou quatro anos, que a gente não coloca no catálogo o gênero do filme: se é ficção ou documentário, por exemplo. Isso está muito mesclado nas narrativas. Neste ano, os filmes estão tendendo a fazer esses hibridismos”, ressalta.

O público pode assistir aos curtas-metragens, que têm sessões gratuitas em oito salas espalhadas por toda a cidade, até a próxima quinta-feira (2). A sede do evento é a Cinemateca Brasileira, mas também há sessões no Cinesesc, no Museu da Imagem e do Som, Espaço Unibanco Augusta, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido e Cinusp, com atividades especiais no Museu do Futebol e no Cine Eldorado, de Diadema (SP).

A programação completa do Festival de Curtas-Metragens pode ser vista no site http://www.kinoforum.org.br/curtas/2011/.

Edição: Lana Cristina