Japão elege novo primeiro-ministro, o sexto em cinco anos

29/08/2011 - 8h18

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Japão elegeu hoje (29) o novo primeiro-ministro do país - Yoshihiko Noda, de 54 anos, que ocupava o Ministério das Finanças. Ele foi eleito pelo Partido Democrático e será nomeado oficialmente amanhã (30) pelo Parlamento.

Noda é o sexto primeiro-ministro do Japão em cinco anos. Ele substitui Naoto Kan, que renunciou na última sexta-feira (26) depois de sofrer críticas pela demora nas ações referentes ao terremoto seguido por tsunami, em 11 de março.

Defensor da disciplina fiscal, Noda disse hoje que vai trabalhar para resolver a crise e pediu unidade para enfrentar os desafios atuais. “Para resolver o problema [da usina nuclear] de Fukushima Daiichi, reconstruir a zona devastada, lutar contra a valorização do iene e a deflação, é preciso que todos caminhemos no mesmo sentido”, disse.

O terremoto seguido por tsunami teve os impactos agravados com os vazamentos e explosões nucleares da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão. A região ao redor da usina foi considerada toda contaminada, residências foram esvaziadas e famílias inteiras ainda vivem em locais provisórios. A venda e o consumo da carne e dos vegetais produzidos na região estão proibidos. 

No segundo turno das eleições, Noda obteve 215 votos na disputa com o ministro da Economia, Comércio e Indústria, Banri Kaieda, de 62 anos, que conseguiu 177 do total de 392 depositados nas urnas.

No primeiro turno das votações havia outros candidatos - o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Seiji Maehara, de 49 anos, apontado como favorito dos eleitores japoneses, segundo pesquisas de intenção de voto, o ministro da Agricultura Michihiko Kano e o ex-ministro dos Transportes Sumio Mabuchi.

*Com informações da emissora estatal de televisão do Japão, NHK, e a agência pública de notícias de Portugal, Lusa.//Edição: Graça Adjuto