Geração de energia elétrica no país cresceu 5,9% em agosto, mostra ONS

08/09/2011 - 15h24

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Números preliminares divulgados hoje (8) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicam que a carga de energia gerada no Brasil em agosto cresceu 5,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Segundo os técnicos do órgão, um dos motivos dessa elevação foi o aumento de temperatura registrado nesse período do ano, no Subsistema Sudeste-Centro-Oeste, que resultou em ampliação da carga de refrigeração.

Outro fator que influenciou a expansão da carga gerada em agosto foi a recuperação industrial, apontada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a julho, a geração de energia no país subiu 3,8%, acumulando em 12 meses alta de 4% na comparação com igual período anterior.

Todas as regiões pesquisadas mostraram elevação da carga. Os subsistemas Sudeste-Centro-Oeste e Norte tiveram expansão de 6,1%, cada, em agosto, ante o mesmo mês de 2010, enquanto nos subsistemas Sul e Nordeste o aumento atingiu 5,5% e 5,4%, respectivamente.

Na comparação de agosto de 2011 com o mês anterior, o Subsistema Sudeste-Centro-Oeste continua liderando, com aumento de 4,7% na carga de energia. Já nos últimos 12 meses encerrados em agosto, o Subsistema Norte apresentou a maior expansão: 5,2%.

Edição: Juliana Andrade