Dilma diz na ONU que é preciso impor controles à guerra cambial

21/09/2011 - 12h43

Yara Aquino e Luciana Lima
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - Ao iniciar o discurso da Assembleia Geral da Organização da Nações Unidas (ONU), abordando a crise econômica global, a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (21) que é preciso impor controles à guerra cambial. “[É fundamental] aprofundar a regulamentação do sistema financeiro e controlar essa fonte inesgotável de instabilidade.

"É preciso impor controles à guerra cambial com a adoção de regimes de câmbio flutuante. Trata-se de impedir a manipulação do câmbio tanto por políticas monetária excessivamente expansionistas quanto pelo artifício do câmbio fixo", explicou.

Dilma afirmou que há sinais de que várias economias avançadas se encontram no “limiar da recessão”. A avaliação de Dilma é que as prioridades das economia mundiais neste momento devem ser solucionar os problemas dos países em crise devido a dívidas e reverter o presente quadro de recessão.

“As políticas fiscais e monetárias devem ser objeto de avaliação mútua, de forma a impedir efeitos indesejáveis sobre os outros países evitando reações que levam a ciclos viciosos. A solução do problemas da dívida deve ser combinada com crescimento econômico”, disse.

Edição: Talita Cavalcante//Matéria alterada para acrescentar informação às 12h22.