Grécia prepara pacote de privatizações que será anunciado ainda esta semana

26/09/2011 - 13h02

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo da Grécia prepara para esta semana o anúncio de um pacote de privatizações. O objetivo é buscar alternativas para o endividamento do país, que enfrenta cobranças dos credores de reformas estruturais. A dívida da Grécia está em torno de 350 bilhões de euros, segundo dados oficiais. A informação sobre a elaboração do pacote de privatizações é do  secretário-geral do Ministério das Finanças, George Christodoulakis.

Os estudos preliminares incluem a ampliação do esquema de aluguel do aeroporto internacional da capital grega, Atenas, a concessão do monopólio estatal de jogos e licenças para loterias. A ideia é obter, até 2015, a arrecadação de 50 bilhões de euros a partir da venda e do aluguel de ativos estatais.

A elaboração do projeto de privatizações foi uma condição imposta pelos credores internacionais. Porém, o governo ainda não colocou os ativos no mercado. Christodoulakis disse que o governo grego já vendeu a participação de 10% na operadora de telecomunicações OTE. A empresa alemã Deutsche Telekom comprou os ativos em junho, por 400 milhões de euros

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.//Edição: Graça Adjuto