VerCiência 2011 começa amanhã no CCBB do Rio

17/10/2011 - 17h48

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O VerCiência 2011 – 17ª Mostra Internacional de Ciência na TV será aberta amanhã (18) no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) e em mais 11 instituições culturais do estado. O evento que vai até o dia 23 integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e tem o patrocínio da Petrobras e o apoio dos ministérios da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Dirigida ao público em geral, mas especialmente recomendada à faixa infantojuvenil, os vídeos em exibição no CCBB abordam temas como da mudanças climáticas e desastres naturais e prevenção de riscos. São ao todo 80 programas, produzidos no Brasil e em mais nove países.

“A televisão, com o apoio da internet, continua a exercer um papel fundamental na disseminação da cultura científica e na informação sobre o potencial da tecnologia e da inovação na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse José Renato Monteiro, um dos curadores e idealizadores da VerCiência.

Com sessão para o público marcada para o próximo domingo (23), às 20h, o documentário Fukushima, Mapeando a Radiação, terá na VerCiência 2011 sua primeira exibição fora do Japão. A equipe que produziu o documentário acompanhou os cientistas encarregados de medir a radiação da região em torno da Central Nuclear de Fukushima, logo após o desastre de março deste ano.

A convite da mostra, o diretor do Departamento de Ciências da NHK, Toshihiro Matsumoto, veio ao Brasil para receber uma homenagem especial pela qualidade dos programas de ciência da emissora pública japonesa.

Além do CCBB, as sessões serão realizadas em locais como o Planetário da Gávea, o Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Espaço Ciência Viva e o Museu de Astronomia (Mast), entre outros.

 

Edição: Aécio Amado