Camelôs voltam a protestar na região do Brás

26/10/2011 - 9h09

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Os vendedores ambulantes sem autorização para explorar o comércio das ruas da região do Brás, na zona leste, próximo ao centro da cidade de São Paulo, continuaram hoje (26) as manifestações de protesto iniciadas na noite da última segunda-feira (24). Com receio de que se repetissem as depredações de ontem (25), alguns lojistas decidiram manter seus estabelecimentos fechados.

A intenção dos camelôs é forçar a prefeitura a autorizar que eles vendam os seus produtos nas calçadas e outros espaços do concorrido comércio da região, mesmo sem ter a licença. Durante a madrugada, cerca de 300 manifestantes se concentraram em uma das principais ruas do bairro, a Oriente, e saíram em caminhada pacífica.

Mas por volta das 7h, os ânimos se exaltaram. Apesar de ter sido reforçada a segurança com a presença de 400  homens da Tropa de Choque da Polícia Militar, eles bloquearam algumas vias como o cruzamento da Avenida do Estado com a Rua São Caetano, jogaram lixo no meio das ruas e tentaram incendiar um ônibus. Para dispersá-los, os policiais usaram balas de borracha e bombas de efeito moral. Não houve registro de feridos.

Edição: Graça Adjuto