Tribunal Penal Internacional confirma negociação para que filho de Khadafi se entregue

28/10/2011 - 12h26

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – O procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luis Moreno-Ocampo, confirmou hoje (28) que há “contatos informais” com Saif Al Islam (filho do ex-presidente líbio Muammar Khadhfi), para que ele se entregue. Assim como o pai e vários do colaboradores do governo Khadafi, Islam é acusado de crimes contra a humanidade.

Em comunicado, Ocampo disse que há intermediários fazendo os contatos com Islam. "O gabinete do procurador indicou claramente que, em caso de rendição ao, TPI ele terá o direito de ser ouvido pelo tribunal e será inocente até que provem o contrário."

Islam, de 39 anos, era apontado como o sucessor natural de Khadafi. Ele deixou Trípoli acompanhado pelo pai e o irmão Motassim – morto com Khadafi no último dia 20, em Sirte, na Líbia.

O Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia confirmou as informações do Tribunal Penal Internacional (TPI). Segundo integrantes do conselho, estão sendo feitos contatos com autoridades da África do Sul e do Mali, países vizinhos da Líbia, para organizar a entrega de Islam.

Antes de anunciar sua decisão de se entregar para o tribunal, Islam enviou uma mensagem à Líbia pedindo que o povo continue a luta e combata o CNT. No mês passado, Islam, dois irmãos e a mãe pediram abrigo ao governo do Níger. Há informações que colaboradores de Khadafi fizeram a mesma solicitação.


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade