Cerca de 2,5 mil fuzileiros navais norte-americanos serão enviados à Austrália, avisa Obama

16/11/2011 - 11h04

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou hoje (16) que vai enviar fuzileiros navais para o Norte da Austrália. Em visita ao país, Obama disse que aproximadamente  2,5 mil militares equipados vão operar a partir da cidade de Darwin – a principal e maior da Região Norte australiana.

Segundo Obama, o envio dos militares é a confirmação de seu compromisso com o Norte da Austrália. Porém, o governo da China, por meio do Ministério das Relações Exteriores, reagiu. Para os chineses, há dúvidas sobre a necessidade de enviar os militares para a Austrália.

Nos últimos anos, a Austrália se aproximou mais dos Estados Unidos por meio do pacto Anzus (que reúne a Austrália, a Nova Zelândia e os Estados Unidos, a sigla usa as iniciais em inglês dos três países). O objetivo dos Anzus é formar uma aliança  militar defensiva no Pacífico Sul. O grupo fo criada em 1951, com sede em Camberra, na Austrália.

Paralelamente, o governo australiano tenta incrementar as relações com a Ásia e com o Pacífico por meio da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que engloba dez países, e do Fórum das Ilhas do Pacífico. A Austrália é uma monarquia parlamentarista vinculada ao Reino Unido, considerando a rainha Elizabeth II como sua monarca.

*Com informações da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto