Juros do crédito para pessoa física crescem em outubro, aponta Banco Central

23/11/2011 - 10h58

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As famílias brasileiras pagaram mais juros pelo crédito em outubro e as taxas de inadimplência, tanto para empresas quanto para pessoas físicas, subiram, segundo dados do Banco Central (BC) divulgados hoje (23).

A taxa média de juros para pessoas físicas subiu 1,3 ponto percentual, para 47% ao ano, de setembro para outubro. Essa é a maior taxa desde maio de 2009, quando ficou em 47,3% ao ano. Já para as empresas, a taxa caiu 0,2 ponto percentual para 29,8% ao ano.

O spread, diferença entre a taxa de captação de recursos pelos bancos e a cobrada dos clientes, subiu 1,5 ponto percentual para 36,5 pontos percentuais, no caso das pessoas físicas. Para as empresas, o crescimento foi de 0,1 ponto percentual para 19 pontos percentuais.

A inadimplência, atrasos superiores a 90 dias, para as pessoas físicas subiu 0,1 ponto percentual para 7,1%. Para as empresas, a alta foi de 0,2 ponto percentual para 4% ao ano.

No relatório, o BC afirma que a greve dos bancários em outubro influenciou o aumento da inadimplência. “A maior dificuldade para renovação de operações e para o pagamento de prestações, em decorrência da interrupção das atividades bancárias, condicionou a evolução mensal dos indicadores de inadimplência.”

 

 

Edição: Lílian Beraldo