Dilma recebe atletas que participaram dos Jogos Parapanamericanos

24/11/2011 - 18h13

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff recebeu hoje (24) no Palácio do Planalto os atletas e técnicos que participaram do Parapanamericanos de Guadalajara, no México. No encontro, Dilma elogiou a delegação, que conquistou 197 medalhas, e disse que destinar recursos para os atletas com deficiência tem sido um excelente investimento.

Das 197 medalhas, foram 81 de ouro, 61 de prata e 55 de bronze. Os 81 ouros deram o primeiro lugar no quadro de medalhas para o Brasil.

“É preciso expandir o Bolsa Atleta. Esse investimento do país em vocês está pra lá de bem atendido e de bem recompensado. É muito bom a gente ver um grupo tão grande de brasileiros e brasileiras ter o desempenho que tiveram”, disse Dilma.

De acordo com a persidenta, dos 222 atletas, 162 recebem incentivo financeiro do Ministério do Esporte, o Bolsa Atleta. Descontraída, Dilma conversou com os atletas, tirou fotos e colocou uma medalha.

Elogiado pela presidenta, o nadador Daniel Dias, que ganhou de 11 medalhas, disse que é “gratificante ver o esporte paraolímpico reconhecido”. Já a velocista Terezinha Guilhermina, considerada a corredora cega mais rápida do mundo, alerta que muitos atletas ainda não sabem como conseguir a bolsa. “O que falta é comunicação e ciência dos atletas em saber quais os direitos e deveres para conquistar a bolsa”, disse.

O presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons, destacou que o apoio dos governos - federal e estaduais - é fundamental para que o Brasil mantenha liderança no quadro de medalhas nas próximas competições.
 

Edição: Rivadavia Severo