Paquistão acusa a Otan de ataque que matou soldados paquistaneses

26/11/2011 - 12h31

Da BBC Brasil

Brasília - Autoridades paquistanesas acusaram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de ter feito, na madrugada de hoje (26), um ataque aéreo contra um posto de checagem militar próximo à fronteira com o Afeganistão, matando cerca de 25 soldados.

O ataque, qualificado de "não provocado e indiscriminado" e que pode inflamar a já tensa relação do Paquistão com o Ocidente, ocorreu na região tribal paquistanesa de Mohmand, disseram militares paquistaneses em um comunicado.

Em resposta, o Paquistão interrompeu a passagem, pela fronteira, de suprimentos e combustíveis destinados à Otan.

A Otan, por sua vez, disse estar ciente de um "incidente" perto da fronteira afegã e que vai investigá-lo. Também enviou condolências ao país por conta dos soldados mortos.

Se confirmada, a ofensiva tende a conturbar ainda mais as relações do Paquistão com os Estados Unidos, já deterioradas desde que Washington realizou uma ação em maio para matar Osama Bin Laden em território paquistanês.

Além disso, há relatos de constantes operações americanas nas áreas tribais paquistanesas para caçar acusados de laços com o Talebã e a Al Qaeda.

Uma ação do tipo, ocorrida em 2010, efetuada por helicópteros americanos, resultou na morte de dois soldados paquistaneses, ofensiva que também foi retaliada com a interrupção do fluxo de suprimentos às tropas dos Estados Unidos no Afeganistão.