Toma posse João Capiberibe, senador barrado pela Lei da Ficha Limpa

29/11/2011 - 17h34

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Barrado inicialmente pela Lei da Ficha Limpa, João Capiberibe (PSB-AP) tomou posse como senador hoje (29). A vaga foi ocupada desde o início do ano primeiro por Gilvan Borges (PMDB-AP) e depois pelo irmão dele e suplente, Geovani Borges (PMDB-AP). Após a decisão do Supremo Tribunal Federal de que a lei não valeu nas últimas eleições, porque não foi promulgada um ano antes, Capiberibe entrou com pedido para tomar posse na Mesa Diretora do Senado, assumindo hoje a vaga dos irmãos Borges.

Capiberibe foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa por ter tido um mandato de senador cassado em 2004, sob acusação de compra de votos. Ele alegou que nunca foi condenado e disse que não carrega processos nos tribunais de Contas. “Com base em uma lei aprovada por um Parlamento acuado, o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] decidiu jogar para a plateia”, acusou o senador.

Capiberibe, que já foi governador do Amapá, irá compor a bancada de seu estado com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). Durante a posse, Randolfe lembrou que os parlamentares do estado deverão brigar pela preservação ambiental do estado amazônico e deu as boas-vindas ao novo integrante. “É o povo do Amapá que te abraça. Foram 130 mil amapaenses que te escolheram”, disse o socialista.

Companheira de partido, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) aproveitou o debate em torno do novo Código Florestal para elogiar a atuação de Capiberibe na preservação do meio ambiente quando foi governador do Amapá. “O senhor é uma referência na luta pelo meio ambiente no nosso país, mostrando que é possível conciliar desenvolvimento com preservação”.

Capiberibe é o segundo senador a tomar posse após a decisão que invalidou a Lei da Ficha Limpa nas últimas eleições – o primeiro foi Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). Há ainda outro vencedor das últimas eleições que pleiteia a posse, o senador Jader Barbalho (PMDB-PA). A vaga que ele quer é ocupada pela senadora Marinor Brito (PSOL-PA).
 

Edição: Rivadavia Severo