Rio de Janeiro registra mais de 500 casos de dengue em novembro

30/11/2011 - 16h36

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Mais de 500 novos casos de dengue foram registrados no Rio de Janeiro só este mês. De acordo com boletim divulgado hoje (30) pela Secretaria de Estado de Saúde, com as novas ocorrências, o total de notificações, desde janeiro, já ultrapassa 163,4 mil casos no estado. Os números vêm caindo ao longo do ano.

Em abril, foi registrada a maior parte das ocorrências da doença no estado (52.831), seguido pelos meses de maio (36.833) e março (32.450). Do total de ocorrências, 137 casos resultaram em mortes, a maior parte na capital fluminense, com 51 casos, seguida por São Gonçalo, na região metropolitanta (16) e Duque de Caixas, na baixada fluminense (9).

As notificações de casos de dengue aumentam no verão, época em que o mosquito transmissor da doença se prolifera. As autoridades de saúde e o governo do Rio de Janeiro continuam em alerta em relação ao próximo verão, quando é esperada uma das maiores epidemias de dengue de todos os tempos.

Há uma semana, a prefeitura do Rio inaugurou 20 polos de atendimento exclusivos para casos suspeitos da doença. Os postos funcionam 12 horas por dia oferecendo consultas, avaliações, exames, medicação, acompanhamento e hidratação dos pacientes. De acordo com a prefeitura, em cada uma das dez áreas de planejamento da cidade, há dois polos em atividade.

Edição: Vinicius Doria