Projeto Conhecendo o Rio a Pé oferece em dezembro passeios gratuitos pelo centro do Rio

06/12/2011 - 17h06

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O projeto Conhecendo o Rio a Pé, que oferece roteiros culturais e ecológicos em todas as regiões da cidade, lançou na tarde de hoje (6) sua programação de fim de ano, nas escadarias da Câmara Municipal, na Cinelândia, centro do Rio. Até o dia 29 de dezembro, moradores da capital fluminense e da região metropolitana poderão conhecer de perto aquilo que lhes passa despercebido em seu dia a dia agitado: o imenso patrimônio histórico, cultural e arquitetônico da área central da cidade. Serão oito roteiros gratuitos, realizados às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, a partir das 13h, com duração média de quatro horas.

Iniciado em 1996 pela Riotur, empresa de turismo da prefeitura carioca, o projeto passa a ser desenvolvido a partir de agora pela Associação dos Amigos da Zona Oeste (AZO), com o apoio do órgão municipal. Os percursos escolhidos abrangem locais como a Cinelândia, a Ladeira da Misericórdia, as praças XV de Novembro, Tiradentes e Mauá, o Largo de São Francisco, o bairro da Lapa, o Passeio Público, o Morro da Conceição, e os centros culturais próximos à Candelária, como o do Banco do Brasil (CCBB), a Casa França-Brasil e o Espaço Cultural da Marinha.

A única exceção, fora do centro da cidade, será um roteiro ecológico pela Floresta da Tijuca, no próximo sábado (10). O roteiro será uma prévia da programação que o projeto pretende oferecer em 2012.

De acordo com o coordenador do Conhecendo o Rio a Pé, Ivo Carvalho, a programação do próximo ano será divulgada no final de dezembro, mas alguns passeios já estão definidos, todos na zona oeste da cidade. “ O Sitio Burle Marx, o Museu Casa do Pontal e a casa de verão da família imperial em Santa Cruz estão na nossa lista”, disse.

Guia de turismo há 20 anos, Ivo teve seu primeiro contato com o Conhecendo o Rio a Pé na primeira edição do projeto, em 1996, como simples cidadão participante dos passeios. Seis meses depois, foi convidado pela Riotur para atuar como guia e hoje coordena o projeto, por meio da AZO. Morador da região, foi dele a iniciativa de estender os passeios aos bairros da zona oeste, normalmente excluídos dos roteiros turísticos tradicionais da cidade, limitados ao centro, à zona sul e a alguns pontos da zona norte.

“O objetivo do projeto é despertar o carioca para o potencial turístico e cultural que a cidade tem, tanto no centro, como nas zonas sul, norte e oeste e até na Baixada Fluminense. Quando a gente programa um roteiro para Campo Grande ou Bangu, o morador desses bairros a princípio rejeita a ideia, porque não vê atrativos nesses locais. Mas se ele decide fazer o passeio, descobre o rico patrimônio que existe na região onde mora. Queremos despertar no morador o interesse pela história do seu bairro”, declarou.

O número de participantes de cada roteiro é limitado em 30 pessoas. Segundo Ivo Carvalho, “a limitação é necessária para que não se perca a qualidade da informação transmitida pelos guias nos passeios.

As inscrições podem ser feitas por meio de e-mail azo1@ig.com.br ou pelos telefones (21) 2394-2151. (21) 7716-4415 E (21) 9142-8529.

 

Edição: Aécio Amado