Chávez cancela visita a Lula e ida à posse de Cristina Kirchner

10/12/2011 - 10h49

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, cancelou sua viagem ao Brasil neste fim de semana. Ele pretendia visitar amanhã (11) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, para prestar solidariedade devido ao tratamento contra o câncer de laringe. Chávez disse que tem de ficar na Venezuela para tomar as providências de urgência para combater os efeitos da chuva que atinge o país.

Ele também cancelou a participação na cerimônia de posse da presidenta reeleita da Argentina, Cristina Kirchner, marcada para as 15h de hoje (10). O ministro das Relações Exteriores, Nicolas Maduro, representará o presidente venezuelano na solenidade em Buenos Aires.

Hugo Chávez disse que a prioridade é atender às vítimas da chuva, das enchentes e dos deslizamentos de terra em várias cidades do país. "[Vamos] fornecer abrigo para os necessitados. [Também vamos] definir os planos para a reconstrução de casas e bairros.”

Anteontem (9) o governo da Venezuela prorrogou por mais 90 dias o estado de emergência em seis regiões do país - Mérida, Miranda, Táchira, Vargas, Zulia e a capital, Caracas. Os efeitos da chuva atingiram principalmente essas áreas. "É uma atividade que não tem pausa: a atividade política e do governo. É uma revolução a cada dia", disse ele.

Em tratamento para vencer um câncer, Chávez ressaltou ainda que está “em boa saúde” e negou o agravamento de seu estado geral. "Felizmente eu estou bem. Mas eu ainda estou me recuperando", disse ele que, em maio, confirmou estar com câncer e, em seguida fez uma cirurgia para a retirada de um tumor na região pélvica.

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN // Edição: Juliana Andrade