Dilma diz que investir em educação e tecnologia é fundamental para aumentar competitividade do país

15/12/2011 - 14h15

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (15) que investir em educação e tecnologia será fundamental para tornar o Brasil um país cada vez mais competitivo no cenário internacional.

“Precisamos criar, inventar e inovar. O Brasil só vai usufruir verdadeiramente dos frutos da era de prosperidade que podemos, devemos e estamos construindo se investir metódica e sistematicamente em educação, em pesquisa, em tecnologia e se for capaz de traduzir tal investimento em conhecimento e inovação. Não falta vontade política no nosso governo de investir em inovação.”

Dilma disse ainda que nesse momento em que os países enfrentam uma crise econômica mundial e os mercados das nações desenvolvidas e emergentes se reduzem é preciso ampliar a capacidade de competir e agregar valor aos produtos brasileiros.

A presidenta participou da cerimônia de entrega do 14º Prêmio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) de Inovação 2011 e ficou emocionada ao entregar um dos prêmios ao empresário Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente da República José Alencar, que foi homenageado.

Dilma entregou também o prêmio a Josineide Barbosa Malheiros, representante da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas, vencedora na categoria Tecnologia Social.

O prêmio foi criado para reconhecer talentos na área da inovação vindos de empresas, instituições científicas e tecnológicas, públicas e privadas, e inventores brasileiros com ações desenvolvidas no Brasil e aplicadas no país ou no exterior.

 

Edição: Lílian Beraldo