Primeiro-ministro russo insiste que eleições foram honestas e critica oposição

15/12/2011 - 12h53

Paula Laboissière*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, disse hoje (15) que o resultado das eleições parlamentares do país reflete a vontade do povo russo. Para a oposição, o pleito do dia 4 teve resultados fraudados.

O partido Rússia Unida, do primeiro-ministro, conseguiu a maioria absoluta no Parlamento, apesar de perder alguns assentos no Legislativo. Pelo menos mil pessoas foram detidas durante protestos contra Putin na semana passada – principalmente em Moscou e em São Petersburgo (segunda maior cidade do país e considerada capital cultural).

Em uma entrevista transmitida ao vivo pela televisão, Putin rejeitou os pedidos de uma nova votação e disse que vai pedir a instalação de câmeras de vídeo em zonas eleitorais, para garantir eleições justas.

A respeito dos grandes protestos contra o governo ocorridos recentemente, Putin declarou que ficou satisfeito ao ver jovens russos expressando suas opiniões, mas insistiu que eles devem obedecer às leis do país. O primeiro-ministro sugeriu que alguns dos manifestantes foram pagos para protestar.

Putin, que ocupou a Presidência da Rússia entre 2000 e 2008, é o favorito para a eleição presidencial de março de 2012. Ele responsabilizou o governo dos Estados Unidos pela onda de protestos em território russo. A reação dele ocorreu depois que a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, expressou dúvidas sobre os resultados das eleições parlamentares no país.

*Com informações da BBC Brasil // Edição: Juliana Andrade