Enchentes nas Filipinas matam mais de 180 pessoas

17/12/2011 - 10h51

Da BBC Brasil

Brasília - Enchentes provocadas por uma tempestade tropical nas Filipinas mataram mais de 180 pessoas. A tempestadade atingiu a Ilha de Mindanao, na Região Sul do país, nessa sexta-feira (16) à noite, com chuvas torrenciais e ventos com velocidade de 90 quilômetros por hora.

A maior parte dos mortos é das cidades de Cagayan de Oro e Iligan. Muitos dos que morreram estavam dentro de suas casas quando elas foram inundadas ou soterradas por deslizamentos.

Os corpos de 100 pessoas – em sua maioria crianças – foram encontrados em Cagayan de Oro. Um deslizamento na região leste de Mindanao matou mais cinco pessoas.

O chefe da Agência Nacional Filipina de Emergência contra Desastres Naturais, Benito Ramos, disse que relatos sobre a tragédia continuam sendo atualizados e que há expectativa de aumento no número de mortos.

Há também centenas de pessoas desaparecidas e milhares que procuraram abrigo em regiões mais altas.

As Filipinas são atingidas, em média, por 20 tempestades tropicais anualmente. Em setembro, o país foi abalado pelos tufões Nesat e Nalgae, com uma pequena diferença de dias entre eles. Os tufões deixaram mais de 100 mortos.