Inea usa internet para informar sobre nível dos rios e situação da chuva no Rio de Janeiro

03/01/2012 - 19h42

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) disponibilizou a partir de hoje (3), na internet, dados em tempo real, referentes ao Sistema de Alerta de Cheias. O objetivo é informar as autoridades e a população sobre os níveis de precipitação de chuva e de cheia dos rios, que possam causar problemas em diversas regiões do estado.

Os dados podem ser conferidos no endereço eletrônico: http://inea.infoper.net/inea/, e também pelo Twitter (@alertadecheias) e pelo Facebook (https://www.facebook.com/pages/Alerta-INEA/136494276459610).

Qualquer pessoa pode se cadastrar para receber os alertas. Para isso, deve enviar um e-mail para alertainea@infoper.com.br ou alertainea1@gmail.com, especificando a cidade do seu interesse, bem como o código da discagem direta à distância (DDD).

O Sistema de Alerta de Cheias do Inea tem, atualmente, 54 estações instaladas nos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Campos, Italva, Itaperuna, Lajes de Muriaé, Macaé, Mesquita, Natividade, Nilópolis, Nova Iguaçu, Petrópolis, Santo Antonio de Pádua e São João de Meriti. Outras sete estações se encontram em fase de instalação.

As estações enviam, a cada 15 minutos, para o Centro de Controle Operacional do Inea, no Rio de Janeiro, informações sobre o nível dos rios e da chuva, que servem de base para os alertas que são enviados para a Defesa Civil do estado e dos municípios e para as pessoas cadastradas.

 

Edição: Aécio Amado