Minas registra 71 municípios em situação de emergência

05/01/2012 - 10h35

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Minas Gerais contabiliza 71 municípios em situação de emergência por causa da chuva que atinge a região desde o fim do ano. São oito mortos, mais de 9 mil pessoas desalojadas e 436 desabrigadas.

Rio de Janeiro e Espírito Santo também sofrem com as chuvas. Ao todo, seis municípios fluminenses decretaram situação de emergência. O estado tem cerca de 20 mil desalojados e 1,7 mil desabrigados. No Espírito Santo, 21 municípios estão em estado de emergência, com mais de 1.000 pessoas desalojadas e 178 desabrigadas, deixando mais de 12 mil pessoas no estado.

A previsão é que chova ainda mais na região. Uma frente fria mantém o tempo nublado e chuvoso em parte do estado, especialmente nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.

A orientação é para que as pessoas evitem passar por áreas alagadas a pé ou de carro, observem sinais de encharcamento e movimentação do solo das encostas e abandonem suas casas preventivamente, caso estejam em área de risco. Além disso, é preciso evitar o acúmulo de lixo em vias públicas, porque pode prejudicar o escoamento da água.

Edição: Talita Cavalcante