São Paulo pode ter chuvas fortes durante a tarde, informa Inmet

09/01/2012 - 11h23

Da Agência Brasil

São Paulo - A capital paulista pode sofrer com chuvas fortes na tarde de hoje (9), segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O boletim do órgão, divulgado pela manhã, destaca também a possibilidade de trovoadas com rajadas de vento e queda de granizo em alguns pontos da cidade. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o quadro previsto é típico da estação e a cidade está em estado de observação.

Segundo o Inmet, o quadro de chuvas deve se repetir pelos próximos dias e estão previstas tempestades também para outras regiões do estado, com destaque para a norte e o litoral sul, na região da Serra da Mantiqueira.

O CGE informa também que a estimativa de chuvas para o mês de janeiro na cidade chega a 239 milímetros (mm). Até o momento, houve a incidência de 42,5mm, o que representa apenas 18% do total. “Este acumulado nos leva a crer que não choverá acima do previsto, diferentemente do que aconteceu em janeiro de 2011, quando choveu quase o dobro do que era esperado”, explicou Adilson Nazário, meteorologista do CGE.

Segundo Nazário, durante todo o mês de janeiro, em 2011, foi decretado estado de atenção na capital paulista em 25 dias, enquanto em 2012, nos primeiros oito dias essa situação se repetiu três vezes. “Estado de atenção representa chuva com potencial de alagamento de vias ou transbordamento dos rios e córregos”, explica o meteorologista.

Após o estado de atenção, podem ser decretados ainda o estado de alerta, que representa alagamentos generalizados de rios e córregos com a continuidade das chuvas, e alerta máximo, quando a situação supera a capacidade de atendimento do município e gera forte impacto nos sistemas de trânsito e transporte, necessitando do apoio de instituições federais estaduais e municipais.

Edição: Talita Cavalcante