Autoridades da Itália fazem reunião de emergência para discutir deslocamento de navio

20/01/2012 - 9h16

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As autoridades italianas envolvidas nas operações de resgate do navio Concórdia – que naufragou há uma semana na região da Toscana, na Itália – convocaram uma reunião de emergência para hoje (20). A iniciativa ocorre no momento em que o responsável pela Marinha de Guerra, Alessandro Busonero, diz que os movimentos da embarcação atrapalharam as operações de busca das vítimas.

“Há uma instabilidade do navio e por isso os socorristas não podem descer”, disse Busonero. “Os socorristas trabalharam durante toda a noite quando o navio se deslocou. As buscas foram imediatamente suspensas”, acrescentou o porta-voz dos guardas-costeiros, Filipo Marini. Os especialistas avaliam os movimentos do navio para verificar se são oscilações naturais ou se eventuais danos no casco geram o deslocamento.

A reunião de hoje envolve representantes da Marinha de Guerra, da guarda-costeira, dos bombeiros, dos agentes policiais civis e da Polícia Militar. Especialistas da Smit Salvage, a empresa holandesa que irá retirar o combustível do navio, também participam da reunião.

O Concórdia naufragou na sexta-feira (13), 11 corpos foram localizados e pelo menos 20 pessoas estão desaparecidas. Na embarcação, estavam cerca de 4,5 mil pessoas, das quais 53 eram brasileiras.

Na quarta-feira (18), as operações de resgate foram interrompidas e retomadas ontem (19). Porém, o mau tempo na região atrapalhou os trabalhos de socorro.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante