Marcha que abre atividades do Fórum Social Temático dá sinais da diversidade dos debates em Porto Alegre

24/01/2012 - 17h09

Luana Lourenço
Enviada Especial

Porto Alegre – Sob céu nublado e calor de 35 graus Celsius, começou agora há pouco a marcha de abertura do Fórum Social Temático 2012 (FST), que se realiza na capital gaúcha.

Tradicional caminhada pelas ruas de Porto Alegre desde a primeira edição do Fórum Social Mundial em 2001, a marcha reúne milhares de manifestantes. No momento, ele passam pelo começo da Avenida Borges de Medeiros, por onde seguirão rumo à Usina do Gasômetro, às margens do Rio Guaíba.

A diversidade que deve marcar os debates do FST é visível na marcha, que reúne movimentos sociais, centrais sindicais, estudantes, ambientalistas e até ativistas da comunidade alternativa Aldeia da Paz.

À frente da caminhada, um grupo de ambientalistas protesta contra as mudanças no Código Florestal, levando caixões com mudas de plantas, em alusão ao enterro das florestas brasileiras. De hoje (24) até domingo (29), o FST deve reunir pelo menos 30 mil pessoas, segundo estimativas da organização do evento.

Serão cerca de mil atividades programadas em Porto Alegre e em mais três cidades, todas na região metropolitana da capital. O foco do FST será a preparação para a Conferência das Nações para o Desenvolvimento Sustentável, que ocorre no Rio de Janeiro, em junho.

Acompanhe a cobertura completa do FST 2012 no site multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).


Edição: Lana Cristina