Entidades e profissionais de saúde destacam a importância da prevenção no Dia Mundial do Câncer

03/02/2012 - 15h56

Da Agência Brasil

Brasília – Profissionais de saúde que trabalham no combate ao câncer vão focar as ações para o Dia Mundial do Câncer, comemorado amanhã (4), na prevenção. O câncer é uma das principais causas de morte no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de casos continua crescendo. Pelas estimativas, em 2030, o câncer causará a morte de 13,1 milhões de pessoas no mundo.

De acordo com a OMS, o número de casos de câncer poderia ser reduzido em mais de 30% evitando hábitos pouco saudáveis. Segundo a organização, o uso do tabaco, o consumo de álcool, os maus hábitos alimentares, a falta de atividade física e o índice de massa corporal elevado são os principais fatores de risco para o câncer. O uso do tabaco é o principal, responsável por 22% das mortes pela doença no mundo e por 71% das mortes por câncer de pulmão.

A coordenadora de oncologia clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), maior hospital oncológico da América Latina, doutora Pilar Estevez, disse que o Icesp ampliou as ações voltadas para prevenção. “É preciso conscientizar a população mais jovens, para que eles assumam hábitos saudáveis, reduzindo o câncer na vida adulta”, disse.

O Icesp recebe, anualmente, cerca de 14 mil novos casos de câncer, e todos os pacientes são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A médica acrescentou que “as pessoas devem estar conscientes de que a doença existe e é tratável. É importante que a população não tenha medo e, a qualquer suspeita, não deixe de procurar um médico”.

O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). O tema deste ano é Juntos É Possível. A intenção é incentivar a população a assumir suas responsabilidades na redução da incidência da doença.

Edição: Lana Cristina