Rio tem mais de 6,5 mil casos de dengue registrados neste ano

28/02/2012 - 20h04

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Já chegam a 6.565 os casos de dengue registrados neste ano na cidade do Rio de Janeiro, segundo o décimo primeiro boletim semanal, divulgado hoje (28) pela Secretaria Municipal de Saúde. Desse total, 4.696 casos foram registrados só em janeiro, o que significa um aumento expressivo em relação ao mesmo mês do ano passado, quando houve 1.664 casos.

Foram confirmados por meio de exames laboratoriais 41 casos de dengue tipo 4 no Rio. Na amostras coletadas, o tipo 4 é o predominante entre o total de soropositivos de vírus da dengue isolados.

O boletim também aponta que, em 2012, o maior número de casos da doença foi encontrado em Bangu e Realengo, ambos bairros na zona oeste, seguidos de Madureira e adjacências, na zona norte, e Campo Grande, também na zona oeste. Até o momento, não houve registro de óbitos confirmados de dengue este ano.

De acordo com o superintendente em Vigilância Epidemiológica do município, Márcio Garcia, existem 24 polos de assistência, acolhimento e vigilância da dengue, sendo quatro com atendimento 24 horas. A prefeitura pretende implantar mais 30 polos específicos para atendimento a pacientes com sintomas da doença.

A secretaria vem trabalhando com ações de conscientização à população, como a visita casa a casa feita por agentes da vigilância em saúde, visitações a pontos estratégicos, o carro do fumacê e o serviço de atendimento 1746, que, até o momento, recebeu 23.316 chamadas.

Na próxima sexta-feira (2), a secretaria promove a 10ª Caminhada de Mobilização contra a Dengue para incentivar a população e as instituições a combaterem possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue. Grupos sairão das unidades municipais de saúde, às 8h, com material de divulgação sobre a doença e as formas de prevenção, além de orientações para a identificação de focos do mosquito.

Edição: Lana Cristina//Matéria alterada às 10h50 do dia 01/03 para corrgir informação.