ONU recebe autorização de Assad para enviar emissários à Síria

05/03/2012 - 14h01

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – O comando da Organização das Nações Unidas (ONU) informou hoje (5) que recebeu autorização do governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, para que enviados da ONU visitem a Síria. A subsecretária para Assuntos Humanitários, Valerie Amoz, desembarcará em Damasco, capital síria, no próximo dia 7, e o emissário para a Síria, Kofi Annan, no final desta semana.

No mês passado, a ONU não havia recebido a autorização do governo Assad. Amoz e várias autoridades das Nações Unidas têm reiterado apelos a Assad para suspender as ações repressivas e buscar um consenso na Síria. Há um ano o país vive sob uma onda de violência que gerou mais de 7,5 mil mortos.

De acordo com organizações não governamentais, a maioria das vítimas é civil, inclusive crianças. No último dia 2, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que apenas uma ação coordenada poderá encerrar o impasse na região.

Ele disse que a missão tem o objetivo de "obter um cessar-fogo”. Segundo ele, serão feitos esforços para pôr fim à onda de violência e ajudar a encontrar uma solução política pacífica para crise.

 

Edição: Lílian Beraldo