Governo anuncia hoje novas medidas de incentivo à indústria

03/04/2012 - 10h50

Yara Aquino e Daniel Lima
Repórteres da Agência Brasil


Brasília – A presidenta Dilma Rousseff anuncia nesta manhã (3) medidas de incentivo à indústria na busca pela aceleração do crescimento do país e por mais competitividade aos setores prejudicados pela valorização do real. Para a cerimônia de anúncio de novas medidas do Plano Brasil Maior, no Palácio do Planalto, foram convidadas 400 pessoas entre empresários, sindicalistas, ministros e parlamentares.

No último dia 22 a presidenta se reuniu com grandes empresários e ouviu deles relatos de preocupação com a valorização cambial, a elevada carga tributária, os juros e as deficiências de infraestrutura. Os empresários tiveram do governo a garantia de que seriam adotadas medidas para reduzir o custo financeiro e ampliar a desoneração da folha de pagamento e que o governo continuaria agindo no sentido de reduzir os juros e proteger o real ante a desvalorização do dólar.

Dias depois, empresários se reuniram com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e indicaram que o governo deveria melhorar as condições de financiamento por meio de recursos do Banco do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O programa é responsável por liberar financiamentos, por exemplo, para a aquisição de ônibus, caminhões, chassis, caminhões-tratores, carretas, cavalos-mecânicos, reboques, semirreboques novos e de fabricação nacional.

Na cerimônia, serão instalados também os 19 conselhos de competitividade definidos no Plano Brasil Maior, entre eles os conselhos dos setores têxtil, de calçados, construção civil e agroindústria.

 

Edição: Lílian Beraldo