Franceses vão às urnas preocupados com a crise na Europa e o desemprego

22/04/2012 - 12h22

Da BBC Brasil

Brasília - Já estão abertas as urnas para a eleição presidencial francesa deste domingo (22), marcada por uma forte preocupação com a crise na zona do euro e com o desemprego provocado por ela. O presidente de centro-direita, Nicolas Sarkozy, busca a reeleição sob o slogan de que só ele é capaz de preservar a "França forte".

Sarkozy e o socialista François Hollande são os favoritos para passar ao segundo turno, mas há, no total, dez candidatos. Se nenhum obtiver mais de 50% dos votos neste domingo, haverá a segunda votação, em 6 de maio.

O mote da campanha de Hollande é a retomada do governo socialista. Se eleito, o socialista será o primeiro presidente de esquerda da França desde François Mitterrand, que cumpriu dois mandatos entre 1981 e 1995.

Os primeiros resultados devem começar a ser divulgados após o fechamento das últimas urnas, às 14hs (hora de Brasília). Sarkozy, que ocupa a Presidência da França desde 2007, prometeu reduzir o grande déficit orçamentário francês e combater a evasão fiscal.

Ele também defende um movimento chamado Compre Produtos Europeus (Buy European), para contratos públicos, e ameaçou tirar a França da zona migratória comum europeia. Ele alega que alguns países-membros não têm feito o bastante para conter a imigração de não europeus.

Hollande, por sua vez, prometeu aumentar impostos sobre grandes corporações e pessoas que ganham mais de 1 milhão de euros por ano. O socialista também defendeu um aumento no salário mínimo, a contratação de mais 60 mil professores e a redução da idade para aposentadoria de alguns trabalhadores, de 62 para 60 anos.