Principais bolsas de valores da Europa e da Ásia operam em baixa

23/05/2012 - 10h11

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As incertezas causadas pelos impactos da crise econômica internacional, principalmente na zona do euro, geraram hoje (23) quedas nas principais bolsas de valores da Europa e da Ásia. Há ainda expectativas dos investidores em torno da reunião informal dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia nesta quarta-feira, em Bruxelas, na Bélgica.  

Ao longo do dia (há diferenças de fusos horários entre o Brasil, a Europa e a Ásia), houve registros de perdas na Bolsa de Milão (Itália), de 1,38%, e na Bolsa de Madri (Espanha), de 1,11%. Na Bolsa de Londres (Reino Unido), caiu 1,15%, na de Frankfurt (Alemanha), 1,29%, e na de Paris (França), 1,11%. A Bolsa de Lisboa (Portugal) caiu 0,97%.

De acordo com analistas econômicos, há receios também sobre a ausência de otimismo em relação à Grécia. Paralelamente, os líderes da União Europeia, reunidos hoje em Bruxelas, discutem medidas para estimular o crescimento econômico e a criação de uma taxa sobre as transações financeiras.

As principais bolsas da Ásia também passaram o dia hoje negociando em baixa. A Bolsa de Tóquio (Japão) registrou queda de 1,2 %, a de Hong Kong caiu 1,4 % e também estão em baixa os principais indicadores da Coreia do Sul e da Austrália, assim como de Cingapura e da Indonésia.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto