Jornalista brasileiro detido na Síria já está no Líbano

28/05/2012 - 14h35

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O jornalista brasileiro que estava detido na Síria desde a semana passada foi liberado pelas autoridades do país e chegou a Beirute, capital do Líbano, na manhã de hoje (28), informou o Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty.

De acordo com o órgão, o jornalista da revista IstoÉ Klester Cavalcanti, 42 anos, foi detido pelo governo sírio por não ter se apresentado ao Ministério da Informação, procedimento exigido aos profissionais quando chegam ao país ou quando se deslocam para outras regiões. O Itamaraty informou que Cavalcanti foi preso em um local fora da capital Damasco.
 

Ele foi liberado pelas autoridades na última sexta-feira (25), mas só pôde sair do país hoje, porque teve de prorrogar o visto de permanência na Síria – que estava vencido – para então poder viajar. Cavalcanti chegou ao Líbano de carro, acompanhado de funcionário do serviço diplomático brasileiro.

O jornalista, que ficou detido durante seis dias, não sofreu maus-tratos ou violência física e passa bem, segundo o Itamaraty. Agora que está em situação regular, pode voltar ao Brasil quando quiser.

Klester Cavalcanti é autor dos livros Viúvas da Terra e O Nome da Morte, pelos quais ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura em 2005 e 2007.

Edição: Juliana Andrade