Brasil acredita em bons resultados na terceira rodada de negociações de documento da Rio+20

30/05/2012 - 14h11

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil


Brasília - Mesmo com um texto de quase 200 páginas, o governo brasileiro acredita em bons resultados da terceira rodada informal de negociações do documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Segundo o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, os negociadores do Brasil estão trabalhando com “afinco” nos debates que começaram ontem (29) em Nova York, Estados Unidos.

“A expectativa é que avancemos bem na consolidação de um texto que possa ser adotado na conferência. E ainda temos uma sessão do comitê preparatório no Rio de Janeiro, antes do segmento de alto nível governamental”, afirmou Patriota.

As negociações entre grupos de países que buscam consensos sobre o texto que servirá de base para o encontro terminam no dia 2 de junho. O secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, já havia afirmado que essa rodada de negociações precisaria concluir pelo menos 90% do texto. Segundo declarações divulgadas na página do evento, Zukang defendeu que os pontos mais polêmicos, de difícil consenso entre os negociadores, devem ser finalizados durante a conferência, com um maior apoio político.

 

 

Edição: Lílian Beraldo