Indústria de transformação impulsionou economia brasileira no primeiro trimestre

01/06/2012 - 10h44

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro – O crescimento de 1,9% da indústria de transformação foi o principal responsável pela alta de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior. Os dados foram divulgados hoje (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O setor industrial como um todo foi o principal segmento da economia no período, com crescimento de 1,7%, o melhor resultado desde o primeiro trimestre de 2010, quando havia registrado alta de 2,6%.

Outros setores que contribuíram positivamente para o PIB foram administração, saúde e educação pública (1,8%), produção e distribuição de eletricidade, gás e água (1,5%), construção civil (1,5%) e comércio (1,3%).

Já os setores que mais puxaram o PIB para baixo foram a agropecuária (-7,3%), intermediação financeira (-0,8%) e extrativa mineral (-0,5%).

Apesar de a indústria de transformação ter registrado um bom desempenho na comparação do primeiro trimestre deste ano ante o último de 2011, na comparação com os primeiros três meses do ano passado, o segmento teve um dos piores resultados da economia, com uma queda de 2,6%.

O resultado negativo foi influenciado pelo desempenho das indústrias automotiva, de máquinas e equipamentos, da metalurgia, de máquinas e materiais elétricos e de artigos de vestuário. Nesse tipo de comparação, a indústria como um todo teve crescimento de apenas 0,1%.

 

 

Edição: Lílian Beraldo