BC reduz projeção para o crescimento da economia de 3,5% para 2,5%

28/06/2012 - 9h42

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Banco Central (BC) reduziu a estimativa para o crescimento da economia este ano. A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, passou de 3,5% para 2,5%. A informação consta do Relatório de Inflação, divulgado hoje (28) pelo BC.

De acordo com o relatório, “a nova estimativa incorpora os resultados do primeiro trimestre de 2012, dados preliminares referentes ao segundo trimestre, período em que a retomada da atividade vem ocorrendo de forma bastante gradual, e a atualização do cenário macroeconômico para a segunda metade do ano”.

Segundo o BC, o ritmo de crescimento, no primeiro trimestre deste ano foi “modesto”, mesmo com o “desempenho favorável do mercado de trabalho” e o consumo das famílias. A instituição destacou também “a contribuição negativa do setor agropecuário para o crescimento econômico nesse começo de 2012, influenciada por significativas quebras de safra nas culturas de soja, arroz e fumo”.

Para o Banco Central, a retomada da atividade econômica, que deve ser acentuada no segundo semestre, será favorecida pelos efeitos defasados e cumulativos das reduções da taxa básica de juros, a Selic, e pelo impacto das medidas recentes anunciadas pelo governo de estímulo à atividade industrial e ao consumo.

A estimativa divulgada hoje pelo BC é inferior à do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que ontem (27) disse esperar crescimento do PIB superior a 2,5% neste ano. Nessa quarta-feira, o ministro anunciou mais medidas de estímulo à economia. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos tem medidas para agilizar as compras governamentais, dando preferência à aquisição de produtos da indústria nacional, e estimular, com isso, a economia interna. O governo também anunciou que a redução da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) de 6% para 5,5%.

Edição: Juliana Andrade // Matéria ampliada às 10h18