Atualizada - Protesto de motoristas de vans causa transtornos a cariocas

15/08/2012 - 12h36

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Um protesto de motoristas de vans hoje (15), na capital fluminense, está causando muitos transtornos aos cariocas que tentam deixar a zona norte com destino à região central da cidade. Segundo os organizadores, o objetivo da manifestação é mostrar a importância do transporte alternativo no município.

Os motoristas querem que o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, faça uma nova licitação do transporte alternativo voltada apenas para pessoas físicas, além da demarcação de locais de paradas dos veículos e a utilização do bilhete único nas vans. O prefeito participaria da chegada da bandeira olímpica ao Complexo do Alemão, na zona norte, mas acabou cancelando o compromisso para acompanhar no Centro de Operações Rio a movimentação dos manifestantes.

Eduardo Paes disse que os donos de cooperativas de vans são mentores da manifestação e informou que a licitação para o transporte alternativo será destinada às pessoas físicas. “Os motoristas estão sendo utilizados como massa de manobra por donos de cooperativas. Nós não vamos licitar por cooperativas, vamos fazer licitações individuais e cada proprietário de van terá sua licença com as regras estabelecidas pela prefeitura”, explicou.

De acordo com o diretor do sindicato da categoria, Guilherme Biserra, os motoristas estão reunidos desde as 4h em frente ao Estádio Jornalista Mario Filho (Maracanã), na zona norte, e vão seguir até ao Parque do Flamengo, na zona sul, onde estacionarão os veículos. Em seguida, os manifestantes vão a pé até a Cinelândia, região central da cidade, onde no início da tarde farão uma assembleia para avaliar protesto.

A manifestação é pacífica e toda movimentação está sendo acompanhada de perto pela Polícia Militar e por agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio).

Edição: Juliana Andrade