TRE-RJ nega registro de candidatura de Rosinha Garotinho

23/08/2012 - 20h51

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O colegiado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) negou, por 5 votos contra 1, o registro de candidatura à reeleição da prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho (PR). A decisão foi com base na Lei da Ficha Limpa. Contra a ex-governadora do Rio de Janeiro, pesavam duas decisões colegiadas, proferidas no próprio TRE-RJ. Por isso, o tribunal a considerou inelegível para as eleições deste ano.

No último dia 2, Rosinha Garotinho tinha sido condenada pelo colegiado do Tribunal Regional Eleitoral por 4 votos a 2, deixando-a inelegível por três anos, contados a partir de 2008, ano em que foi denunciada por crimes de abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação durante campanha na eleição passada. Com o tempo de condenação prescreveu, Rosinha continuou no cargo.

O advogado de Rosinha, Francisco Pessanha, disse que a medida cabe recurso e amanhã (24) vai formalizar recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O documento será entregue no próprio TRE-RJ que encaminhará o recurso para ser analisado pelo TSE.

 

Edição: Aécio Amado