Número de refugiados sírios nos países vizinhos tende a aumentar, diz ONU

31/08/2012 - 11h22

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Em três dias, o número de registros de refugiados sírios nos países vizinhos aumentou em 15 mil, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU). Amanhã (1º) faz 18 meses que a Síria enfrenta um clima de conflitos em um impasse entre a oposição e o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, envolvendo a população civil. A estimativa é que mais de 20 mil pessoas tenham morrido no período.

A Acnur informou que o número total de refugiados sírios chega a 228.976 até quarta-feira (29). Os principais países procurados pelos sírios são os vizinhos Líbano, Turquia e Jordânia. A porta-voz do órgão, Adrian Edwards, disse que a tendência é aumentar ainda mais esse número. Os relatos indicam que a violência se acentua todos os dias no país.

No Líbano, os números ainda são incompletos. A estimativa é que cheguem ao país diariamente cerca de 400 refugiados sírios. Apenas na região do Vale do Bekaa, instituições de caridade abrigam 2,2 mil adultos e crianças.

Na Turquia, mais de 80 mil refugiados sírios vivem em 11 campos e escolas. Em setembro, devem ser abertos três novos campos de refugiados com capacidade total para 30 mil pessoas. Na Jordânia, segundo os dados oficiais, chegam, em média, 1,4 mil sírios por dia. Há mais de 72 mil sírios no país.

A crise na Síria começou em março de 2011 quando a oposição passou a cobrar de Assad sua renúncia, além da transição política, do fim das violações dos direitos humanos e de mais liberdade de expressão. A comunidade internacional exige um cessar-fogo imediato.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante