Pequenas empresas geraram quase 80% dos empregos de julho, segundo Sebrae

04/09/2012 - 19h42

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As pequenas empresas com até 100 empregados responderam por 77,3% do saldo líquido de empregos gerados no mês de julho, de acordo com pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) baseada na base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A informação foi divulgada pelo presidente do Sebrae, Luiz Barreto. Segundo ele, o resultado mostra que as micro e pequenas empresas (MPE) continuam sustentando o crescimento do mercado de trabalho interno, principalmente no setor de serviços. No seu entender, os pequenos negócios são o motor da economia brasileira, que “já mostra sinais de recuperação”.

A pesquisa do Sebrae constatou que as MPE contribuíram de forma expressiva para o saldo positivo de empregos em todos os setores, com destaque para as microempresas com até quatro empregados, que geraram 81,4% das vagas. As empresas prestadoras de serviço contribuíram com 27,4% do total de empregos das MPE, seguidas pelo comércio (19,9%) e pela construção civil (16,6%).

Segundo informações do Caged, o saldo líquido de empregos com carteira assinada foi 142.496 postos de trabalho, ou 0,37% a mais que no mês anterior (junho). Graças a esse desempenho, o país mantém a dinâmica de geração de emprego formal. Nos últimos 12 meses, até julho, foram gerados 1,54 milhão de empregos – um crescimento de 4,09% do contingente de assalariados, comparado ao período de agosto de 2010 a julho de 2011.

Edição: Davi Oliveira