Presidente da França e primeiro-ministro da Itália discutem efeitos da crise econômica

04/09/2012 - 10h38

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A crise econômica internacional é o principal tema da reunião de hoje (4) do primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, e o presidente da França, François Hollande. A reunião ocorre no momento em que são aguardadas mais medidas para ajudar os 17 países que integram a zona do euro. As medidas serão definidas pelo Banco Central Europeu.

Vários países da região estão sob impacto da crise, obrigados a adotar medidas de austeridade para conter gastos e atender às exigências para o pagamento das dívidas. Na semana passada, o primeiro-ministro se reuniu com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. No encontro, Merkel elogiou os progressos registrados na Itália na adoção de reformas econômicas.

A Itália, Espanha, Grécia e Irlanda são os países que mais sofrem com os efeitos da crise. Todos os governos decidiram implementar medidas de austeridade, que envolvem em geral cortes de despesas públicas, eliminação de vagas de trabalho, aumento de impostos e elevação de tarifas. As medidas desagradam à população, que costuma reagir com protestos.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto