Presidenta Dilma lança campanha de trânsito

21/09/2012 - 14h41

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff lançou hoje (21) uma campanha pela conscientização no trânsito, em cerimônia com a presença de pessoas que sofreram acidentes de trânsito, esportistas e artistas. A campanha é permanente, tem ações para conscientizar os motoristas e reduzir acidentes e mortes. As atividades integram o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes

Com as ações, o governo busca atingir a meta firmada pela Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir em 50% os óbitos decorrentes de acidentes no trânsito entre 2011 e 2020. Em 2010, a ONU proclamou o período citado como Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito.

A presidenta Dilma Rousseff disse que governo e a sociedade devem cooperar para que o desenvolvimento econômico do Brasil não traga apenas bens materiais e mais veículos para as ruas, mas também o fortalecimento dos valores de preservação da vida. E registrou que a indústria automobilística também deve se empenhar para elevar o padrão de segurança.

Precisamos, numa relação cooperativa com a indústria, elevar os padrões de segurança dos automóveis e as exigências para que muitos jovens não morram em acidentes de trânsito”, disse Dilma. Dados do Ministério da Saúde apontam que o maior número de óbitos é de jovens na faixa etária de 21 a 29 anos.

O lançamento da campanha faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito de 2012, que começou na última terça-feira (18) e termina no dia 25.

A atriz Cissa Guimarães, que perdeu um filho vítima de atropelamento, em 2010, discursou durante o evento e destacou a necessidade de que toda a sociedade seja mobilizada em torno de um pacto pelo respeito às leis de trânsito.

Precisamos fazer um pacto de mobilização para que cada um de nós respeite as regras no trânsito. A educação para o trânsito começa dentro de nossas casas, com nosso filhos. Precisamos fazer um pacto para acabar com a sensação de impunidade e para que os agentes de fiscalização não sejam coniventes com o desrespeito”, disse.

Os dados mais recentes sobre acidentes de trânsito do Ministério da Saúde são de 2010 e mostram que neste ano 42.844 pessoas morreram nas estradas e ruas do país. O maior crescimento foi o de acidentes envolvendo motos com cerca de 10.820 mortos em 2010.

Os números do ministério apontam que, em 2010, os gasto total do Sistema Único de Saúde (SUS) com acidentes de trânsito foi de R$ 187 milhões.

A partir deste fim de semana começa ser veiculada uma campanha na televisão como parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes. Outras ações estão previstas para ocorrer até fevereiro de 2013 em rodovias, escolas, eventos culturais e esportivos.

 

Edição Beto Coura