Funcionários da Caixa encerram greve em São Paulo

27/09/2012 - 20h11

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Os funcionários da Caixa Econômica Federal representados pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região decidiram hoje (27) encerrar a greve. Eles acompanharam a decisão dos colegas do Banco do Brasil e das instituições privadas que ontem (26) já haviam aprovado o fim do movimento, retornando ao trabalho nesta quinta-feira.

Os bancários aceitaram a contraproposta da Federação Nacional de Bancos (Fenaban) que concede reajuste de 7,5% (2% de aumento real), elevação do piso da categoria e dos vales-refeição e alimentação em 8,5% (2,95% de reajuste sobre a inflação).

A categoria reivindicava reajuste de 10,25%, o que significa 5% de aumento descontada a inflação do período. Antes da greve, os bancos tinham proposto elevar os salários da categoria em 6%, o que garantiria um ganho real de apenas 0,58%.

Em pouco mais de uma semana de greve o movimento conseguiu interromper as atividades em 9,3 mil agências de todo o país, segundo os sindicatos. Somente na região que engloba São Paulo, Osasco e mais 15 municípios, 35 mil bancários entraram em greve, pouco mais que 25% do total.

 

Edição: Aécio Amado