Com 94% das urnas apuradas, Serra irá para segundo turno com Haddad em São Paulo

07/10/2012 - 20h49

Da Agência Brasil

Brasília – A disputa para a prefeitura de São Paulo terá segundo turno entre José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT). Com 94,92% das urnas totalizadas, Serra lidera a apuração com 30,88% dos votos válidos, e Haddad aparece com 28,92%. Celso Russomanno (PRB) está em terceiro, com 21,53%. Matematicamente, não existem mais chances de mudança nas posições dos candidatos.

Ex-prefeito da capital paulista e governador de São Paulo até 2010, José Serra nasceu em São Paulo (SP) e tem 70 anos. Economista, Serra começou sua carreira na política no movimento estudantil da Universidade de São Paulo (USP), chegando à presidência da União Nacional do Estudantes (UNE). Mais tarde, Serra foi deputado federal, senador, ministro, prefeito e governador. Entre as propostas de Serra  estão a ampliação da rede de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e a transformação de 200 favelas em bairros, com água e esgoto.

Ministro da Educação até o início deste ano, Fernando Haddad nasceu em São Paulo (SP) e tem 49 anos. Formado em direito, Haddad começou sua trajetória política no movimento estudantil da Universidade de São Paulo (USP). No ministério, ajudou a implementar o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre as propostas de Haddad estão a implantação de mil novos leitos hospitalares, a construção de três novos hospitais e a criação do bilhete único mensal para o transporte público.

Os votos brancos somam 5,42% e os nulos, 7,36%. São Paulo tem 8.619.170 eleitores, que representam 6,13% do eleitorado nacional. Até o momento, a abstenção registrada é 18,50%.

Edição: Wellton Máximo