Biblioteca do CCBB do Rio é reaberta depois de reforma

12/10/2012 - 19h14

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - No mês em que comemora 23 anos, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio reabriu hoje (12) sua biblioteca, fechada desde 2010 para reformas. Para celebrar a reinauguração, o CCBB programou um festival literário que vai reunir escritores, pesquisadores e apaixonados por livros até o dia 16.

Na programação, estão leituras temáticas e interpretação dramático-musical de poemas. “A ideia é proporcionar um roteiro mental, sensorial e afetivo através do livro e da literatura”, diz a curadora do festival, professora Clarisse Fukelman, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Também faz parte da programação uma exposição do artista plástico baiano Zé Andrade, com miniesculturas de 36 escritores brasileiros.

Criada em 1931, a biblioteca abrigava um acervo de livros técnicos. A partir de 1989, com a transformação do antigo edifício-sede do banco no primeiro centro cultural da instituição, a biblioteca passou a ser aberta para o público em geral, com um acervo de mais de 130 mil exemplares.

São cerca de 4 mil exemplares de livros infantojuvenis, reunidos em um salão especial que ganhou novo mobiliário com a reforma. Outra novidade é a sala de audiolivros, com 150 títulos gravados. Com capacidade para receber até dez usuários ao mesmo tempo, a sala também permite ao público ouvir obras de música clássica da coleção da revista BBC Music.

A biblioteca do CCBB funciona de terça a domingo, incluindo feriados, das 9h as 21h. Além da reabertura da biblioteca, a programação do centro cultural inclui a exposição Impressionismo: Paris e a Modernidade. Já exibida no CCBB de São Paulo, a mostra traz, pela primeira vez ao Brasil, uma seleção de 85 obras do acervo do Museu D'Orsay, de Paris. As obras ficarão no Rio até 13 de janeiro.

Edição: Carolina Pimentel