Mostra de arte pública em cartaz no Rio inaugura esta semana a última de suas instalações

15/10/2012 - 18h46

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A mostra de arte pública OiR – Outras Ideias para o Rio, em cartaz desde o dia 7 de setembro em espaços da cidade, inaugura na próxima sexta-feira (19) a última das seis instalações da primeira edição do evento. Durante três noites, o artista plástico e músico inglês Brian Eno projetará nas paredes brancas dos Arcos da Lapa, conhecido cartão-postal carioca, 77 milhões de pinturas. Com um sistema de projeção audiovisual especialmente desenvolvido para o local, a obra poderá ser vista por qualquer pessoa que transitar pela área até domingo (21), das 19 às 22h.

Músico que ganhou fama nos anos 70 como tecladista da banda Roxy Music e produtor de discos de David Bowie e da banda irlandesa U2, entre outros artistas, Brian Eno também está à frente de um movimento estético que busca o casamento perfeito entre som e imagem. Suas obras nunca se repetem e são feitas exclusivamente para cada local onde são apresentadas.

Idealizada pelo designer Marcello Dantas, que também assina a curadoria, a mostra deverá ser realizada a cada dois anos até 2016, ano em que a cidade sediará os Jogos Olímpicos. De acordo com Dantas, as obras expostas nesta primeira edição do projeto “têm como foco o espaço que ocupamos, aquilo que nos une”.

Das cinco instalações inauguradas no feriado do Dia da Independência, quatro permanecem em exibição até 2 de novembro. Uma delas é o labirinto triangular de vidro do escultor norte-americano Robert Morris, obra interativa que pode ser visitada na Cinelândia, no centro do Rio. Na zona portuária, um enorme domo de argila, penetrável, do inglês Andy Goldsworthy, está em exposição no Centro Cultural Ação da Cidadania.

Uma grande escultura de madeira do artista brasileiro Henrique intitulada Cascasa, pode ser vista no Parque de Madureira, na zona norte, e na zona sul, Awilda, de autoria do espanhol Jaume Plensa, cabeça flutuante que emerge das águas da Baía de Guanabara, na enseada de Botafogo.

Assim como ocorrerá agora com a instalação de Brian Eno, outra obra, o espetáculo audiovisual The Radar, do artista japonês radicado em Paris Ryoji Ikeda, foi visto pelo público apenas durante três noites, de 7 a 9 de setembro, na Praia do Diabo, no Arpoador, zona sul da cidade.

O evento tem patrocínio do governo do estado, da prefeitura do Rio e de empresas privadas, além do apoio do Ministério da Cultura.

 

Edição: Aécio Amado