Vendas do Dia da Criança cresceram 7,7%, indica Serasa

15/10/2012 - 18h25

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – As vendas na semana do Dia da Criança (de 5 a 11 de outubro) cresceram 7,7% este ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando registraram 5,8%. Segundo pesquisa da Serasa Experian divulgada hoje (15). Na capital paulista, o comércio acompanhou o ritmo do restante do país, com expansão de 7,8%. Em 2011 o crescimento foi 4,8%.

O resultado sinaliza o reaquecimento da economia, de acordo com o economista da Serasa, Carlos Henrique de Almeida. “É um indicativo que acontece de forma gradual [o aquecimento da economia], mas já é um sinal positivo”, ressaltou.

O economista disse ainda que o movimento de vendas no Dia da Criança estimula o comerciante para o Natal. “Com o comércio crescendo em datas como essas, a indústria acaba seguindo, recebendo encomendadas”, declarou.

A retomada do consumo foi impulsionada, na avaliação de Almeida, pelas medidas de estímulo e pelos cortes na taxa básica de juros (Selic) feitas pelo Banco Central ao longo do ano. Almeida lembrou que no mesmo período do ano passado a economia estava estagnada e a inadimplência em ascensão, situação superada na conjuntura atual.

 

Edição: Aécio Amado