UFF destinará 10% das vagas para alunos de colégios públicos municipais e estaduais

19/10/2012 - 15h29

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Universidade Federal Fluminense (UFF) anunciou hoje (19) que destinará 10% das cerca de 10 mil vagas dos seus cursos em 2013 para alunos de colégios públicos municipais e estaduais.

A medida complementará o percentual de 12,5% estabelecido pela Lei de Cotas, que obriga universidades e institutos federais a reservar vagas para alunos de escolas públicas, com recorte de renda e de raça.

Na avaliação do reitor da UFF, Roberto Salles, a lei federal beneficia estudantes de escolas "que têm o mesmo nível de estabelecimentos privados", como é o caso dos colégios federais, militares e de aplicação, sem favorecer a inclusão dos mais carentes.

Os colégios citados por Salles lideram os rankings de avaliações do Ministério da Educação, enquanto as escolas públicas municipais e estaduais, em média, estão em piores lugares.

"Os estudantes de colégios federais, universitários, militares e de aplicação competem em igualdade de condições com aqueles que estudam nas melhores escolas do país", diz nota divulgada pela UFF.

O reitor também cobrou a contratação de funcionários da área administrativa, como assistentes sociais, para que a lei seja colocada em prática. Ele também pede pelo menos mais R$10 milhões do Programa de Assistência Estudantil.

Edição: Graça Adjuto