BMW anuncia fábrica de automóveis em Santa Catarina

22/10/2012 - 17h30

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A montadora de automóveis alemã BMW vai começar a produzir carros no Brasil no final de 2014. O anúncio foi feito hoje (22) pelo vice-presidente de Vendas e Marketing da empresa, Ian Robertson, depois de uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff e com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

A nova fábrica será instalada no município de Araquari, em Santa Catarina, e deverá gerar cerca de mil empregos diretos. Robertson explicou que a empresa vai oferecer capacitação para os empregados locais, com treinamento de trabalhadores brasileiros nas fábricas da Alemanha e de outros países, “para que, ao darmos início às operações de fabricação, eles estejam em condições de fabricar no padrão BMW”.

Segundo Robertson, o município foi escolhido por causa da logística local, além da força de trabalho qualificada. O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, disse que a empresa terá incentivos fiscais, que serão firmados em protocolo na próxima semana.

O investimento previsto na fábrica é 200 milhões de euros, e a previsão é que sejam montados até 30 mil veículos por ano. O diretor disse que a produção estará de acordo com o novo regime automotivo implementado pelo governo brasileiro.

A fábrica irá produzir, inicialmente, utilitários pequenos, mas outros modelos podem ser incorporados, se houver procura do mercado. “A produção vai seguir a demanda. À medida que o modelo se mostrar mais pertinente para o país, a fabricação será uma consequência”, disse Robertson. Segundo avaliou, o mercado de carros de luxo no Brasil, que hoje significa 1% do total, tem grande potencial de crescimento.  

Edição: Davi Oliveira